Taxa Metabolica Basal, o que significa para nossa saúde?

Atualmente a perda de peso se tornou um dos maiores problemas presentes na sociedade atual. O motivo disso está não apenas na falta de tempo que as rotinas atuais trouxeram para todos, mas também até mesmo na alimentação desbalanceada que torna as pessoas mais propicias a terem doenças provenientes da obesidade.

Uma pesquisa realizada pelos mais diversos centros de estudos sobre saúde e emagrecimento indicaram que o país viverá um aumento na média de peso de sua população. Isto trará consequências drásticas e se tornará um problema de saúde pública que precisa de atenção o quanto antes.

A falta de uma vida saudável e o aumento do peso podem te proporcionar algumas consequências:

  • Maiores possibilidades da existência de ter um infarto;
  • Condições favoráveis para o desenvolvimento de sedentarismo;
  • Possibilidades grandes do desenvolvimento de algum câncer em casos extremos;
  • Grandes problemas relacionados ao coração e ao seu próprio sistema cardiovascular.

Uma nova forma de se alimentar

Uma forma de você ter o controle de toda essa situação está na manutenção da sua taxa metabólica basal. Esta taxa está relacionada qual a quantidade de energia que o seu corpo precisa para que seja possível manter os seus processos vitais da melhor forma possível.

Esta taxa metabólica basal está relacionada com uma característica do seu corpo chamada metabolismo. Esta ferramenta é a principal responsável por manter os processos químicos do seu corpo em dia, isto é, ele é o que faz você emagrecer e realizar todas as suas tarefas diárias.

A taxa metabólica basal não é a única parcela responsável por ocasionados por metabolismo, todavia, ela é a que mais está relacionada com a perda de peso e ganho de massa magra. Por esta razão, muito importante que você preste muita atenção da forma como está atuando no seu corpo esse não é por isso que não perde peso.

O metabolismo do seu corpo que está dividido em taxa metabólica basal que corresponde a 70% destes processos químicos. O processo de atividade física corresponde apenas 25% deste metabolismo e todo o resto está relacionado com a sua digestão.

Maiores condições para o seu metabolismo

Como controle da taxa metabólica basal é possível determinar certos exercícios e dietas que você pode realizar de forma a tentar aumentar o seu metabolismo e, por conseguinte, fazer com que você possa emagrecer de forma muito mais rápida.

Melhores condições para emagrecer.

Através do controle da taxa metabólica basal, será possível estabelecer uma rotina de atividades físicas e um melhor cardápio para que seja possível você continuar a sua taxa metabólica de forma que você venha a perder peso de ter uma vida muito mais saudável sem muitos problemas citados anteriormente.

Ademais, após uma gordura distribui no corpo e a forma com que o metabolismo atua, está relacionado apenas com forma de vida das pessoas, mas também com o sexo, idade e fatores genéticos das pessoas em questão.

taxa metabólica basal

Quais são as formas de ter o controle na taxa metabólica basal?

Existem diversas formas que você pode fazer para que você consiga ter o controle da taxa metabólica basal. As principais formas que você pode realizar tal feito são:

Realização de exercícios de musculação.

Esta modalidade de exercício especificamente é capaz de fazer com que você tenha um aumento da sua massa magra. O desenvolvimento desse tipo de exercício físico também fará com que você aumente a forma com que o seu metabolismo atua.

Exercícios considerados como HIIT, por exemplo, são capazes de fazer com que você emagreça apenas com a aceleração do metabolismo mesmo após você ter encerrado os seus exercícios físicos.

O objetivo de atuar com exercícios físicos de alta intensidade está relacionado com o fato de que o sedentarismo é um dos principais motivos com que o seu metabolismo atue de forma mais lenta.

Estabelecimento de horários para as refeições.

Algo que atua diretamente na forma com que o seu metabolismo e, por conseguinte, a sua taxa metabólica basal está no fato das alimentações serem realizadas em horários definidos. De acordo com diversos médicos voltados para área de perda de peso, o ideal é que seja feito uma alimentação a cada 3 horas.

O objetivo disso é que seja possível ter uma coordenação entre o gasto calórico e a sua digestão. Ao se referir em se alimentar de 3 em 3 horas você consegue ter maior controle na quantidade de alimento digerido e na forma com que o seu corpo o digere.

Como que a taxa metabólica basal atua de diferente entre os sexos?

Algo muito importante citar com relação à taxa metabólica basal está no fato de que a atuação dela é diferente dependendo do sexo da pessoa. Ao considerar, por exemplo, a quantidade de massa magra entre ambos os sexos, é possível perceber que o homem tem aproximadamente entre 15% e 20% de massa magra a mais do que as mulheres.

Outro processo muito importante de citar aqui esta taxa metabólica basal começa a diminuir de forma natural a partir dos 30 anos e se intensifica cada vez mais quando elas chegam na menopausa e eles na andropausa. Para as mulheres essa taxa metabólica basal considerado ideal é aproximadamente 1400 calorias.

Taxa de gordura presente no corpo masculino e no feminino também se diferem. Enquanto para eles a concentração maior se localiza no abdômen, para elas este feito acontece nos seios, na parte de trás do braço, nas coxas e na região das ancas.

taxa metabólica basal

Consulte sempre um profissional de saúde

Antes de iniciar qualquer tipo de procedimento para evitar a diminuição da taxa metabólica basal, é muito importante que você realize os testes para definir qual é o melhor procedimento a ser adotado para o seu caso através de um profissional de saúde.

Apenas com a atuação deste profissional será possível definir um plano de alimentação e exercícios ideais para que seja capaz de fazer com que você possa dar essa taxa e, por conseguinte. a forma com que o metabolismo atue dentro do seu corpo.

Leave a Comment