Metabolismo energético o que é? Funciona mesmo?

O metabolismo energético são alterações químicas que ajudam a produzir toda a energia que o organismo necessita para funcionar corretamente. Segundo pesquisas que já surgiram ha muitos anos, com uma análise feita a da constituição orgânica dos seres vivos, e a evolução das ciências, com o surgimento da bioquímica, já conseguimos entendem que todos os seres vivos precisam de alimentos para que aconteça o processo metabolismo e a liberação de energia para nosso corpo.

Isso serve para todos os seres vivos, mesmo para os autotróficos que fabricam seu próprio alimento, ou os heterotróficos que não são capazes de fazer o próprio alimento. É possível ver na cadeia alimentar que os vegetais servem para os carnívoros se alimentarem, por meio desse processo ocorra a transferência da matéria e energia.
Entenda melhor como o metabolismo energético é dividido, sua classificação foi feita em dois grupos diferentes.

  • Anabolismo: são o que chamamos de atividades químicas que ajudam a permitir que ocorra a formação de moléculas complexas, por exemplo desse modo de metabolismo energético, é o que ocorre quando as pessoas estão buscando massa muscular. Por meio de exercícios e alimentos, o organismo acaba recebendo uma quantidade grande de energia para realizar processos anabólicos e conseguir um aumento muscular.
  • Catabolismo: nesse tipo de metabolismo energético as reações da molécula são de degradação, ou seja, os compostos orgânicos são transformados em moléculas simples, é o que ocorre no processo de digestão. A comida é degradada e transformada em substâncias simples que fazem a produção de energia.

Quero ressaltar sobre a glicose que é nossa principal fonte de energia para as células, depois do catabolismo, a glicose acaba liberando energia durante as ligações químicas e resíduos que auxilia na energia melhorando o funcionamento das reações metabólicas.

metabolismo energetico

Conheça os compostos importantes para a metabolismo energético

ATP – Adenosina Trifosfato: estamos falando do principal elemento das células, ele é totalmente responsável pelo armazenamento e captação da energia que é liberada no processo da quebra da glicose. A sua constituição é a adenosina, um nucleotídeo que fica associado a três radicais que são interligados em cadeia.

É importante que saibam também que os compostos NAD + FAD são totalmente fundamentais para que ocorras as funções metabólicas para transportar o hidrogênio liberado nas reações químicas

metabolismo energético é muito importante para nosso corpo, para que o funcionamento do nosso organismo funcione direito e ocorra todos os processos de forma correta.

O metabolismo energético poucas pessoas possuem informações corretas, mas é bom sabermos e entendermos como funciona, pois, se trata do nosso próprio corpo, do nosso organismo e precisamos saber quais são os seus processos.

metabolismo energetico

O metabolismo energético é o responsável por fornecer toda energia que nosso organismo necessita, ou seja, sem ele, não teríamos disposição para fazer absolutamente nada, nosso processo de digestão não funcionaria de forma correta. Todos os seres vivos precisam que o metabolismo energético funcione de maneira correta para ter uma qualidade de vida e um corpo que tenha um processo completo para sobreviver.

Leave a Comment