Importância da massa magra[Entenda Como Funciona]

Nos últimos anos a busca pela perda de peso e por estratégias tem aumento de maneira notável, não é atoa que a quantidade de pessoas que tentem perder peso por contra própria e não conseguem resultado é enorme.

Na realidade, diante de inúmeras teorias, o verdadeiro segredo para conseguir atingir esse objetivo está na importância do ganho da massa magra. Pois a perda de peso de

Quando seus índices estão bons, a pessoa consegue diminuir o risco de inúmeras doenças como crônicas, cardiovasculares e degenerativas.  Acompanha esse review até o final e descubra a verdadeira importância da massa magra.

O que é a massa magra?

A massa magra está presente por todo nosso corpo. Nessa categoria entra ossos, órgãos, musculas, líquidos corporais etc. Fia mais fácil de conseguir entender, o motivo pela qual a massa magra é dita como massa muscular por inúmeras pessoas.

Vale lembrar que a importância da massa magra representa apenas uma parte da massa corporal. Dentro desse cenário, ainda temos a massa gorda que significa a porção de gordura do corpo. Ao fazer a prática de exercícios, a musculatura é ativada e estimula o desenvolvimento da massa magra.

Pela musculatura humana ocupar menos espaço que a gordura, ela é considerada compacta. Então podem acabar aparecendo impressões equivocadas, ou seja, você tendo todas essas informações em mente, consegue mudar toda a percepção sobre isso.

É por exemplo impossível uma pessoa que faça a prática correta de exercícios físicos com frequência, diga que seu corpo parou de diminuir o peso depois de um determinado tempo perdendo peso. Ela pode ver até mesmo o número da balança subindo, mas isso significa que está ganhando a massa magra.

importância da massa magra

Mas qual a importância da massa magra para nossa saúde?

Os níveis elevados da gordura podem causar muitos prejuízos a saúde, desde o colesterol alto que pode causar problemas cardiovasculares por exemplo. A massa magra não somente reduz esses riscos como também gera inúmeros benefícios, acompanhe alguns a seguir:

  • Aceleração do metabolismo

Quanto maior a quantidade de massa magra no corpo, maior vai ser a necessidade do seu corpo de queimar as calorias para conseguir manter o volume que seu corpo precisa. A primeira consequência é a aceleração do metabolismo, ajudando a diminuir o peso.

Esse ponto gera outra vantagem que é muito procurada hoje: a definição da musculatura, pois o excesso de gordura presente no organismo é retirado através do processo da aceleração do metabolismo.

  • Prevenção de doenças cardiovasculares

Esse ponto já foi comentado no review, mas vale ressaltar novamente, a reserva da importância da massa magra na musculatura do corpo ajuda a ter um benefício muito valiosa para ajudar a preservar a toda a saúde da corrente sanguínea e do coração.

Quando se desenvolve uma rotina alimentar saudável e mais equilibrada, que seja rica em proteínas e substâncias que são vitais para que ocorra um bom funcionamento do corpo, o nosso organismo vai produzir o que chamamos de defesas naturais contra algumas doenças, e porque seu sistema imunológico vai ficar forte, combatendo doenças como pressão alta, infarto, diabetes e doenças cardiovasculares.

  • Melhor desenvolvimento muscular

A melhor maneira de trabalhar a massa magra é a musculação, esse exercício pode ser feito de várias maneiras, mas independente de como você escolha realizá-lo ele vai entregar resultados ótimos. O processo da eliminação da massa gorda ocorre em várias velocidades diferentes, mas é muito mais rápida quando o indivíduo estimula a musculatura.

Dessa forma, o ganho da massa magra também é estimulado, dando várias vantagens como a redução de lesões e muito mais energia e disposição para tarefas do dia a dia, sem falar no ganho da imunidade.

  • Envelhecimento saudável

A partir do primeiro momento que nascemos, nós estamos envelhecendo todo o tempo e esse processo é totalmente natural e desse ser encarado dessa maneira também. Mas existem muitos costumes que podem o tornar mais saudável, um deles é praticar exercícios físicos, aumentando o ganho da massa magra.

Pois a massa magra vai fortalecer os ossos, é que é totalmente fundamental para ajudar a evitar doenças como a osteoporose, um dos problemas mais atingi as pessoas devido ao envelhecimento.

O benefício é que não se torna comum as quedas, e caso ocorram, os ossos estarão mais fortes e bem amparados pela musculatura, ajudando a reduzir o nível de fratura.

  • Ganho de desempenho físico

Atletas possuem a necessidade de controlar com frequência o nível da massa magra presente no corpo, afinal, independente do estilo do esporte, seja ele individual ou coletivo, o desempenho é a chave para uma carreira de sucesso.

A prevenção das lesões também se encontra entre esses benefícios do aumento da massa magra, ou seja, você não precisa ser um atleta para melhor seu desempenho físico, já que traz benefícios a todas as pessoas.

importância da massa magra

,+

Mas afinal, qual a diferença entre a massa magra e a massa gorda?

A partir do review que prepare para vocês, tenho certeza de que já entendeu o diferencial mais básico entre massa gorda e massa magra, então agora vamos pensar em um fisiculturista por exemplo, que pega 95 quilos.

É bem comum que o corpo desse fisiculturista seja cheio de músculos bem definidos e delineados, pois então agora pense em uma pessoa que sofra com obesidade e que pese o mesmo peso que o fisiculturista, mas são figuras completamente diferentes.

Nessa ideia, ficam bem-marcados a diferenças entre os corpos dessas duas pessoas e fica fácil de entender a diferença entre a massa magra e a massa gorda. Enquanto o fisiculturista em uma qualidade de vida e massa magra, o obeso concentra seu peso em índices de massa gorda.

E nada impede de ser o contrário, uma pessoa magra, ter níveis elevados de massa gorda, o pouco peso não significa que exista pouca gordura!

Espero que tenham gostado do review e entendido a importância da massa magra para nosso corpo.

Leave a Comment