Dieta Vegetariana o que é? Funciona Mesmo?

Não estamos falando apenas de uma nova dieta, mas de um novo estilo de vida, a dieta vegetariana segue todos os conceitos das pessoas que decidiram excluir o uso de alimentos como aves, carnes, peixes e produtos que possuem origem animal, por motivos éticos, religiosos e ambientais.

A dieta vegetariana foi criada como um meio para quem procura perder peso pois ela é composta por alimento que possuem baixa caloria, como verduras, frutas e legumes. E por não conter os alimentos de origem animal acaba contribuindo por manter os níveis de gordura saturados e o colesterol bem baixo.

Segundo pesquisas e estudos, existe uma baixa existente de pessoas obesas entre os vegetarianos, isso acaba reforçando o conceito de que a dieta vegetariana realmente funciona e te faz emagrecer.

A alimentação de quem faz a dieta vegetariana se baseia em alimentos de origem vegetal, como legumes, frutas, verduras, leguminosas, sementes, cereais, nozes, enfim, porém alguns vegetarianos além de não consumir a carne em si animal, não consomem derivados como ovos e leite, mas existem alguém que só não comem a carne, mas consomem os derivados.

dieta vegetariana

Quais são as vantagens da dieta vegetariana?

Uma dieta que tenha como base alimentos de origem vegetal, contém baixa densidade de calorias, além de diminuir o consumo de gorduras totais, colesterol e saturada, o que pode ajudar não somente o emagrecimento, mas manter os níveis de gordura presentes no sangue baixos, ajudando a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares por exemplo.

Com a alimentação mais rica em legumes, verduras, frutas, a quantidade de fibras, minerais e vitaminas ficam dentro do recomendado como boa pelos médicos, com o alto consumo na concentração de fibras o seu intestino vai funcionar corretamente e te dará uma sensação de saciedade.

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Quais as desvantagens da dieta vegetariana?

Ao retirar da sua alimentação o consumo de alguns alimentos, deixamos muitas vezes de comer nutrientes que são necessários para nosso organismo. Com a dieta vegetariana ao serem totalmente retirados alimentos de origem animal, estamos deixando de consumir nutrientes como o ferro, zinco, vitamina B12, cálcio.

O cálcio por exemplo, é um mineral que ajuda na participação da formação dos ossos e dentes, caos você não fala seu consumo por um longo período, pode desenvolver a osteoporose. A vitamina B12 se trata de um micronutriente que é encontrado em produtos de origem animal, e é usada para fazer a síntese dos glóbulos vermelhos ajudando a prevenir a anemia.

O ferro é uma das maiores preocupações dos médicos para quem faz a dieta vegetariana pois assim como citamos com a vitamina B12, o ferro é um componente indispensável para que ocorra a hemoglobina, fazendo o transporte do oxigênio pela corrente sanguínea. E as carnes são o principal meio para ingerir esse nutriente, mas são encontrados em verduras e leguminosas, então dá para ocorrer a substituição.

É muito importante que os seguidores da dieta vegetariana façam sempre um acompanhamento médico, pois os especialistas conseguem mostrar alternativas para substituir alimentos que devem ser consumidos para que seu corpo funcione corretamente.

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