Dieta low carb é boa? Funciona mesmo?

A dieta Low Carb possui milhares de adeptos e nela ocorre a redução de alimentos ricos em carboidratos, como por exemplo, macarrão, pão e tapioca. E ocorre um aumento no consumo de proteínas, como a carne, o peixe, ovos, frango e do que chamamos de gordura boa, que vem do abacate, das nozes, do azeite, por exemplo.

A introdução de vários vegetais pobres em carboidratos, mas que são riscos em fibras, como a abobrinha, o chuchu, o espinafre e o aumento em alimentos que sejam risco em proteínas como o ovo, as carnes magras, e o peixe, e a introdução de gordura boas na alimentação que faz diminuir o apetite e ocorra o emagrecimento.

Além do mais, na dieta low carb ocorre muita ingestão de vegetais, frutas e castanhas que possuem um alto nível de concentração de antioxidantes, mineiras e vitaminas que vão ajudar a diminuir os níveos do colesterol, do açúcar no sangue e do triglicerídeos, ajudando a prevenir doenças como obesidade, diabetes e infarto.

Na dieta, dieta low carb os alimentos que são riscos em gorduras ruins, como sorvetes, batatas fritas, biscoitos, bacon, bebidas alcoólicas de os industrializados devem ser evitados, pois eles causam o aumento do peso e ajudam no aparecimento de doenças como a obesidade, esteatose hepática e o câncer.

Conheça os principais benefícios para sua saúde com essa dieta:

  • Controlar a fome, por conta do consumo de proteínas, gordura e fibras em alta quantidade acaba dando uma sensação de saciedade.
  • Diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos ajudando a aumentar o colesterol bom que é chamado de HDL e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
  • Ajudar no controle da diabetes, pois mantém os níveis de açúcar baixos no sangue.
  • Melhorar o funcionamento do intestino, pois contém muita fibra nos alimentos passado na dieta.
  • Favorecer a perda de peso, por conta da diminuição da ingestão de calorias e o aumento da quantidade de fibra.
  • Combater a retenção de líquidos, pois estamos falando de uma dieta rica em água, que vão te fazer querer ir toda hora no banheiro, eliminando o excesso de líquido presente no corpo.

É aconselhado para quem deseja fazer essa dieta low carb ter um acompanhamento de um nutricionista ou especialista já que a quantidade de carboidratos pode acabar variando de pessoas para pessoas, dependendo da necessidade e histórico de saúde.

Alimentos permitidos durante a dieta low carb

  • Frutas frescas e inteiras, maça, limão, caju, kiwi, mamão, ameixa, goiaba, podendo ser com casca e em pequenas quantidades.
  • Vegetais em pequenas quantidades, tomate, couve-flor, chuchu, alface e rúcula.
  • Proteínas magras, peru ou frango sem a pele.
  • Peixes, sendo preferível aqueles mais gordurosos, como o atum, salmão, truta ou sardinha.
  • Leites e derivados, como queijos e iogurtes;
  • Gorduras boas, óleo de coco, manteiga ou azeite.

dieta low carb

Castanhas como castanha do Pará, amendoim, nozes ou amêndoas.

  • Sementes em geral, como girassol, gergelim, semente de abobora, linhaça ou chia.
  • Bebidas, como café e chás sem açúcar.

O leite comum deve ser substituído pelo leite de coco, pois a quantidade de carboidratos é bem menor, e claro que você precisa ingerir bastante água durante esse processo, sendo indicado de 2 a 3 litros por dia.

Alguns alimentos possuem uma quantidade baixa de carboidrato e podem ou não entrar no plano alimentar da dieta, como pode exemplo o inhame, a abobora, aipim, batata doce, batata comum, arroz integral, lentilha ou o feijão.

Alimentos proibidos na dieta low carb

É indicado que durante a dieta você evite alimentos que sejam ricos em carboidratos, pois eles podem prejudicar o desempenho da dieta. Alguns exemplos são citados abaixo:

  • Açúcar: refrigerantes, adoçantes, doces e sucos de fruta industrializados.
  • Cereais: macarrão, farofa, cuscuz, arroz branco.
  • Frutas secas: damasco, ameixa e passas.
  • Farinhas: bolos, biscoitos, farinha de trigo branca, pão branco, tapioca etc.

Além dos alimentos que possuem alta concentração de carboidrato, é necessário fazer a diminuição e retirar da dieta alimentos que são industrializados, como biscoitos, pizzas, e ricos em gorduras ruins, como a linguiça, o sorvete, margarina, bacon, batata frita e as bebidas alcoólicas.

Quem não deve fazer essa dieta?

Essa dieta não deve ser feita por grávidas, mulheres que ainda amamentam, adolescentes e crianças. Já que está em fase de crescimento ainda. Além do mais, idosos ou pessoas que possuem problemas nos fígados e rins devem evitar a dieta.

Se atente e respeite seu corpo, nem todas as dietas são recomendadas, tudo depende do seu histórico de saúde, e se ela vai se adequar ao que seu corpo necessita. Por isso a orientação médica é tão importante, para que você consiga ter certeza que a dieta low carb serve para você e causará bem a sua saúde, te ajudando no processo de emagrecimento.

dieta low carb

 

Mas afinal, com fazer a dieta low carb?

Para começar a dieta low carb, você vai precisar tirar os carboidratos do sua alimentação diária, como refrigerante, farinha branca, açucar, doces. Dependendo do nível da sua dieta, talvez precise retirar alimentos como a aveia, o macarrão, o pão e o arroz por exemplo.

Durante o período da dieta low carb é necessário fazer 3 refeições principais e 2 lanches durante o dia, para que você ingira alimentos com mais frequência, isso deve ser feito em pequenas porções ao longo do dia, o que vai te ajudar a diminuir a fome. O café da manhã e os lanches devem ter queijos, abacate, coco, castanhas, ovos, já as refeições principais devem ter salada, azeite, proteína e pouco de carboidrato.

O cardápio deve ser adaptado para cada pessoa, dependendo do que ela busca e da sua rotina. Ele pode ser passado por um nutricionista com base em seus exames médicos, mostrando suas condições de saúde.

Os principais pontos da dieta low carb são esses, espero que tenham gostado desse review.

Leave a Comment