Atividade física diária faz bem a saúde? Quais as vantagens?

A prática de exercícios físicos é algo que continua sendo bom para a saúde desde o início da humanidade. A atividade física diária era praticada durante muito tempo, porém, com o avanço das tecnologias e facilidades presentes no cotidiano da população, esta prática deixou de ser comum e isso é um problema.

A falta de atividades físicas traz consequências drásticas para o corpo e saúde da população. Os maiores centros de biologia do mundo afirmam que os seres humanos são uma das únicas espécies que não necessitam do gasto de energia para e se alimentar com o objetivo de sobreviver.

Como consequência da falta de atividade física diária são:

  • A criação de uma tendência para obesidade;
  • Novas doenças crônicas possuem tendência de aparecer, como diabetes;
  • Doenças mais críticas como o aumento da possibilidade de câncer;
  • Problemas relacionados à mentalidade;
  • A criação do sedentarismo.

A atividade física diária como exercício físico

Além de poder evitar que você possa ter quilos a mais e ter um corpo o que você sempre desejou, as atividades físicas podem te proporcionar maiores condicionamentos físicos para você poder realizar as suas atividades diárias.

  • Fim do sedentarismo

Algo muito comum na sociedade atual é realizar alguma atividade simples do dia a dia e já se cansar em muito pouco tempo. Este problema é denominado sedentarismo e surge em decorrência da falta de prática de atividade física.

O sedentarismo torna propicio o ganho de algumas doenças já citadas anteriormente.

  • Sensação de prazeres físicos

Além de poder te dar uma maior resistência em atividades corriqueiras, você também vai poder ter a satisfação de poder concluir uma meta. Uma pesquisa realizada por uma faculdade pública revelou que a prática de atividade física diária propicia a mesma sensação de concluir um objetivo de vida.

  • Desenvolvimento de uma alimentação saudável

É óbvio que com bom desempenho em atividades físicas está presente também na forma com que você se alimenta. Ter uma alimentação balanceada acompanhada de um exercício bem executado te dará uma melhor condição de vida e alguns anos a mais.

  • A atividade física como exercício mental

Além de poder estimular o desenvolvimento de seu corpo e deu uma saúde invejável, a prática de atividade física diária também propicia um melhor desenvolvimento cognitivo, pois esta não é uma prática puramente dependente apenas do corpo.

  • Desenvolvimento das relações interpessoais

A prática de atividades físicas acompanhado de outras pessoas estimulam o desenvolvimento das relações interpessoais entre as pessoas. Um bom exemplo disso é observar como que um assunto flui quando você está caminhando com outra pessoa.

  • Estimula o espírito competitivo

Ao realizar uma prática de atividade física você estimula também o ganho dos hormônios da felicidade. Essa situação ocorre devido a sensação de ganho o que você obtém da forma mais natural possível ao praticar algum exercício físico.

Ademais, estar em constante relação saudável e harmônica com o seu adversário também estimula o ponto anterior relacionado às relações interpessoais. Muitas pesquisas indicam que isto é como uma terapia, já que você vai estar em constante contato com seus pontos fortes e fracos identificar os do seu adversário.

Atividade física diária

Treinar a sua capacidade cognitiva

A prática de atividades físicas irá também te desenvolver na parte relacionado ao raciocino lógico. Ao criar estratégias é análises relacionados à como poder ter um bom desempenho no jogo e reconhecer as fraquezas do seu adversário, desenvolve a forma com que você lida com a lógica e, por conseguinte, os problemas seus diários.

Este é um verdadeiro treino para todas suas práticas do cotidiano.

Remédios para o emagrecimento são importantes?

Existem muitos produtos no mercado que prometem realizar o mesmo emagrecimento que você teria ao se dedicar em atividades físicas sem nenhum tipo de esforço. Tome muito cuidado com essas propagandas pois elas possuem alguns problemas.

À utilização desse tipo de remédio muitas vezes podem ser prejudiciais para a sua saúde e não ocasionará o emagrecimento que você almeja. Tudo isso devido à sua composição sintética ou até mesmo a presença de placebos.

Alguma vez você já percebeu que nas embalagens de alguns remédios que prometem o emagrecimento possuem uma indicação de utilizá-los acompanhados de uma atividade física? Isso tudo só ocorreu por causa da atividade física e não do remédio.

Muitas vezes ingestão destes produtos será prejudicial não apenas para sua saúde, mas também te trazer muitas consequências negativas tanto na sua saúde mental quanto na sua física.

Não possuo tempo, tem algum problema?

Muitas pessoas possuem uma agenda muito apertada para a realização de atividades físicas. Esta prática é muito importante e seria muito interessante que você pudesse colocar a sua agenda um momento para você ter esta experiência.

Não obstante, é possível também substituir pequenas atividades diárias de forma a ser também um exercício físico. Caso você vá de carro para o seu trabalho, por exemplo, é possível acordar um pouco mais cedo e ir caminhando até lá.

Atividade física diária

Informação importante sobre as atividades físicas

Antes de realizar qualquer procedimento seja ele relacionado com a sua alimentação ou até mesmo o início das práticas das atividades físicas citadas anteriormente, é importante que você vá à procura de um médico confiável para que você possa ter o aval de um profissional antes de iniciar qualquer uma dessas atividades.

Apenas um médico vai poder avaliar e ver a sua real situação com relação ao peso e ao sedentarismo. Através de sua análise mais precisa, é possível de fornecer um acompanhamento adequado e as práticas que você pode realizar sem nenhum tipo de medo. Tudo isso de forma a te tornar uma pessoa mais saudável e com muitos anos de vida.

Leave a Comment