Alimentos que Turbinam o Metabolismo

Tenho certeza de que você que está buscando uma forma de perder peso, já escutou falar sobre o metabolismo acelerado e todos seus benefícios, totalmente ligado em dar mais agilidade a perda de peso e evitar todo o acúmulo e armazenamento de gordura, muitas pessoas têm interesse em saber como conseguir acelerar o metabolismo e ganhar todos os benefícios.

Se você quer saber todas as informações sobre esse processo e como ele pode impactar de forma positiva seu bem-estar, acompanhe esse review até o final.

Mas afinal, como funciona o metabolismo?

O metabolismo se trata de um processo químico que nosso corpo consegue transformar o alimento que comemos em energia, é, portanto, uma função comum em toda as pessoas e 100% essencial para nossa sobrevivência. Ele é divido em duas fases fundamentais:

  • Reações catabólicas: que são responsáveis por fazer a quebra da comida que ingerimos em pequenas partes facilitando a digestão.
  • Reações anabólicas: fazem o uso dessas substâncias para a manutenção e funcionamento do nosso corpo.

Mas o grande segredo está em como esse processo vai acontecer, dependendo da velocidade em que o nosso organismo faz com que ocorra a queima das calorias ingeridas, é possível com que você tenha benefícios com a manutenção e com o seu peso, ou uma maior dificuldade com o armazenamento de gordura.

É por esse motivo que sempre que estamos falando em emagrecer, a aceleração do metabolismo está sempre ligada. Mas claro, que não existe mágica. Tudo vai depender da relação em que consumimos e gastamos, e isso varia de acordo com cara pessoa e organismo.

alimentos que turbinam metabolismo

Qual a principal diferença entre um metabolismo acelerado e um lento?

A principal diferença entre os dois é que as reações de transformação dos nutrientes em energia acontecem em tempos diferentes. Nas pessoas que possuem metabolismo acelerado, o gasto energético é mais rápido, fazendo com que os indivíduos tenham menor propensão ao armazenamento de gordura e o ganho de peso

Alguns fatores acabam influenciando a rapidez do metabolismo de uma pessoa, como idade, sexo, genética e a presença de alguns problemas de saúde.

E existem muitos alimentos que são procurados por pessoas que desejam perder peso, acelerando o metabolismo. Isso ocorre porque alguns alimentos quando processados pelo organismo possuem ação desintoxicante, e possuem uma ação termogênica maior, sendo capazes então de ajudar na queima de gordura, pois aceleram o ritmo do metabolismo.

Conheça abaixo uma lista com alimentos que ajudam acelerar o metabolismo:

  • Abacate

Apesar desse alimento ter uma fama de te fazer engordar, é uma fruta que ajuda muito no metabolismo. Isso ocorre porque ele é muito rico em gorduras boas e monoinsaturadas, que vão reduzir a secreção corporal de hormônios que causam o acúmulo de gordura, como o cortisol e a insulina.

  • Amêndoa

Além dele ser ótimo em gorduras boas e possui um alto nível de cálcio e magnésio, as amêndoas vão auxiliar o corpo a produzir mais melatonina, esse hormônio que ajuda a queimar a gordura, fora que o fato de as amêndoas serem uma ótima fonte de proteína, é necessário ter uma certa moderação na hora de consumir, já que é um alimento calórico.

  • Atum

Como esse alimento contém muito ômega 3, a ingestão do atum vai auxiliar na melhora do metabolismo da glicose. Impedindo que o hormônio seja liberado exageradamente na circulação, ajudando no acúmulo de gordura. Segundo alguns especialistas, o ômega 3 também estimula a produção de leptina, o hormônio que gera a sensação de saciedade.

  • Brócolis

Se trata de um poderoso antioxidante, os brócolis trazem diversos benefícios para o prato, já que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e fornecem muitas fibras importantes para que o seu organismo tenha um bom funcionamento. O metabolismo ficará acelerado por conta da quantidade de Vitamina C e cálcio que estão presentes nesse alimento, promovendo a queima de gordura, uma vez que a clorofila que existe nesse vegetal ajuda a fazer a desintoxicação do fígado e estimula a produção de energia.

  • Café

Muito conhecido por acelerar o metabolismo, o café é rico em cafeína, que ajuda na queima de gordura. Com seu consumo diário, pode acabar influenciando no sono e em pacientes que sofrem com gastrite ou pressão alta, é importante sempre consultar um especialista antes de fazer consumo.

  • Canela

É um importante anti-inflamatório e antioxidante, esse ingrediente pode promover uma ação termogênica no seu organismo, quando acompanha algum chá ou fruta. Além do mais, também auxilia no controle da diabetes e do colesterol alto.

  • Chá verde

Esse é o queridinho das celebridades, para quem deseja emagrecer, o chá verde possui cafeína e flavonoides, que ajudam o metabolismo e a queima de gordura. Fora seu efeito diurético que beneficia a retenção de líquido.

  • Gengibre

Esse alimento contém uma ação termogênica, faz o aumento da produção de calor e consequentemente do suor, tanto o chá feito de gengibre quanto as vitaminas e o sucos, que ajudam na digestão.

  • Guaraná

Além de ser muito bom, o guaraná também aumenta o metabolismo por conter cafeína, é recomendado ter precaução na hora de tomar junto com chás e sucos, a quantidade deve ser pequena e deve-se evitar a ingestão desse alimento na hora de dormir, já que ele pode tirar o sono.

  • Pimenta vermelha

Rica em capsaicina, se trata de um estimulando que ajuda no bom funcionamento do metabolismo, a primeira vermelha pode promover a perda de peso por causa da sua ação termogênica. Mas o seu consumo deve ser feito com cautela, pois em exagero por prejudicar o estomago.

A queima da gordura pode mudar dependendo de cada pessoa, pode ser mais rápida ou mais devagar. O nome dado a isso é metabolismo, que pode variar de acordo com cada pessoa. Por isso é importante ter um acompanhamento médico e consumir os alimentos que turbinam o metabolismo.

alimentos que turbinam metabolismo

É isso, espero que tenham gostado das dicas, procure implementar esses alimentos no seu dia a dia e verá a diferença no seu corpo.

Leave a Comment